Por que tem aumentado a incidência de disfunções na tireoide?

Por que tem aumentado a incidência de 

disfunções na tireoide?

É possível passar pela menopausa sem ter que recorrer a hormônios?

Por que tem aumentado a incidência de disfunções na tireoide?

Devido a dois fatores. O primeiro é que os exames são cada vez mais precisos e os médicos, em geral, estão mais atentos para detectar precocemente esses quadros. O outro é o excesso de iodo no sal de cozinha. O iodo é a matéria-prima para os hormônios da tireoide, por isso foi adicionado ao sal. Mas a quantidade a ser ingerida não deve estar nem muito abaixo, nem muito acima do necessário. Em excesso, a glândula deixa de funcionar bem.

É verdade que as mulheres sofrem mais de problemas na tireoide?

A incidência de doenças da tireoide é muito maior nas mulheres, chegando à proporção de 10 para 1, ou seja, de cada dez mulheres, apenas um homem tem problemas relacionados a esta glândula. As disfunções ocorrem sobretudo durante a gestação e na menopausa. A mais comum é o hipotiroidismo (produção insuficiente de hormônio), que provoca sintomas como depressão, queda de cabelo, sonolência excessiva, desânimo generalizado, falta de concentração, dores articulares e musculares. A reposição do hormônio resolve essas queixas. Mas cada paciente requer uma dose individualizada. Exames laboratoriais ao menos duas vezes ao ano ajudam a monitorar se as doses estão adequadas. Situações como ganho e perda de peso e uso de certos medicamentos podem exigir ajuste de dose.
Tratamento com hormônios é sempre perigoso?
Definitivamente, não. A terapia de reposição hormonal muitas vezes é imprescindível. No hipotiroidismo, quando o funcionamento da glândula tireoide está comprometido, é preciso repor os hormônios. Eles respondem pelo metabolismo e sua falta, em casos extremos, pode levar à morte. Outra situação é a deficiência comprovada de hormônio do crescimento (GH), por exemplo, em crianças de baixa estatura. No hipogonadismo, há comprometimento da produção dos hormônios sexuais femininos pelos ovários e dos masculinos pelos testículos e a reposição também é necessária. Toda deficiência hormonal deve ser avaliada por um endocrinologista a fim de verificar a necessidade da reposição e, se for o caso, garantir que seja a mais fisiológica possível, isto é, que se aproxime ao máximo do que seria produzido pelo organismo são.

A reposição hormonal após a menopausa é segura?

A menopausa é um "turning point” na vida da mulher, um período que exige atenção e cuidados, com orientação adequada do médico, que pode ser um endocrinologista ou ginecologista. A reposição hormonal é indicada especialmente na presença de sintomas como ondas de calor, insônia, ressecamento vaginal, queda da libido. Mas é preciso avaliar caso a caso os prós e contras. Não havendo contraindicação, quando mais cedo puder ser iniciada, melhor. Os benefícios para a qualidade de vida da mulher são incontestáveis.

É possível passar pela menopausa sem ter que recorrer a hormônios?
As principais contraindicações para a reposição hormonal nesse período são alto risco de tumores malignos de mamas, ovários e útero e de alterações na coagulação, que podem levar ao tromboembolismo. Nessas circunstâncias, o especialista pode prescrever outros medicamentos para suavizar os sintomas. Alguns antidepressivos aliviam as ondas de calor e cremes de uso local melhoram a lubrificação vaginal. Já os fitoestrógenos (medicamentos à base de isoflavona da soja) são ineficazes para aliviar os sintomas descritos e contraindicados naqueles casos em que a reposição com hormônios não é aconselhada.

O stress pode desequilibrar a produção hormonal? 
O stress eleva a síntese de cortisol, hormônio produzido pelas supra-renais, que aumenta a deposição de gordura na região abdominal, justamente a mais prejudicial para a saúde. Cresce o risco de diabetes e o colesterol pode subir, dois fatores que ocasionam doenças cardiovasculares. Assim, o stress pode desequilibrar o organismo como um todo e provocar inúmeras enfermidades. Daí a importância de aprender a administrá-lo. Hobbies, esportes e atividades culturais ajudam a liberar as tensões e a encontrar um equilíbrio entre trabalho e lazer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aguafaba em clara de grao de bico

Bolo de chia grao com calda CACAU alcalino

ANIS ESTRELADO ACELERADOR Do METABOLISMO