BENEFÍCIOS DA ACADEMIA NA 3° TERCEIRA IDADE


BENEFÍCIOS DA ACADEMIA NA  3° TERCEIRA IDADE  






Saiba  que  os  idosos que praticam exercícios físicos tendem a dormir melhor e a desenvolver maior independência e autoconfiança

Você enjoou de ficar só na caminhada e está procurando outras formas de se exercitar. Que tal entrar em uma academia? Estudos demonstram que, no Brasil, cerca de 1,8 milhão de indivíduos com mais de 60 anos de idade estão matriculados nesses centros. Confira algumas de suas vantagens:

 O exercício regular nas academias promove a perda de gorduracorporal, aumenta a força muscular e melhora a aptidão aeróbica.
• Estimula as faculdades físicas e intelectuais, reforça a independência e a autoconfiança.
• Os idosos que se exercitam dormem melhor, são menos vulneráveis a doenças virais e possuem melhor qualidade de vida.
Com o passar do tempo, quem já chegou à casa dos 60 muitas vezes deixa de fazer exercícios por falta de motivação ou por medo de que o corpo não dê mais conta do recado. Depois dos 65 anos, tanto os homens quanto as mulheres sofrem alterações no corpo que os deixam mais propensos a sentirem dores, rigidez muscular e mais cansaço do que os mais jovens. Por isso, escolher o exercício certo para as características do seu corpo é uma ótima alternativa para continuar (ou começar) a fazer atividades físicas, favorecendo a saúde  e  qualidade de vida .

os exercícios para idosos devem buscar melhorar quatro "pilares" que, além de aumentar a saúde e evitar doenças comuns na velhice, ainda diminuem as chances de quedas, falta de equilíbrio e fraqueza nas pernas.  "Quem chega à terceira idade, independentemente de sua condição física, deve buscar exercícios que melhorem a parte aeróbica, a flexibilidade, o fortalecimento dos grandes complexos musculares e o equilíbrio do corpo",
Enquanto que para o jovem são poucas as limitações que se impõem, no caso específico dos idosos, alguns outros aspectos devem ser sempre analisados.
Via de regra, os esportes de contato devem ser evitados, para os mais obesos e mais idosos, devido ao risco ósseo e articular.
Exercícios realizados em piscinas como natação, hidroginástica e hidroterapia, por serem efetuados dentro da água diminuem a sobrecarga articular e fortalecem a musculatura, além de possuírem alto nível de socialização, como no caso da hidroginástica.
Caminhar, sempre, com bons calçados que amorteçam os impactos, em pisos retos, e sem forçar em subidas e descidas, via de regra, não tem    contra indicação.
 O mesmo podemos falar sobre o caminhar à beira d'água, quando, ocorrerá como um ganho extra, o fortalecimento da musculatura de coxa.
Quanto à musculação, exercício que cada vez mais é indicado, 
• Manter-se ativo é um grande aliado para uma velhice autônoma.
• Com a prática regular de exercícios físicos, a expectativa de vida do idoso pode aumentar consideravelmente.
Faça alongamentos sempre antes de iniciar seus exercícios  e procure um medico antes avaliação  ,
medica .antes de começar .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolo de chia grao com calda CACAU alcalino

Aguafaba em clara de grao de bico

Pizza tapioca