Salada de Soja com Cenoura


     


         Salada de Soja com Cenoura


Dica: COMO COZINHAR A SOJA EM GRÃOS? Lavar a soja com água gelada e deixar de molho em água fria de um dia para o outro, ou por no mínimo 6 horas. Se você preferir a soja sem a casca basta esfregar a soja entre as mãos após ter ficado de molho pelo tempo recomendado e depois peneirar a casca que estará na superfície. Se quiser passe novamente a soja por água corrente num escorredor (eu prefiro sempre deixar as cascas). Após escorrer a soja que ficou de molho coloque numa panela de pressão, cubra com água até passar 4 dedos do volume da soja no fundo da panela, tampe e deixe pegar pressão. Depois que pegar pressão abaixe o fogo para o médio e deixe cozinhando por 15 minutos. Os grãos não devem ficar desmanchando, apenas macios mas ainda al dente. Abra a panela e verifique se os grãos estão cozidos, caso ainda não estejam termine o cozimento com a panela destampada até o ponto desejado. Depois use na receita desejada. - 


Esta saladinha além de ser super saudável é também muito saborosa e refrescante. Apesar de muitos terem preconceito com a pobrezinha da soja eu gosto bastante e em casa consumimos muito, e não é para levantar nenhuma bandeira de “ser ou não ser natureba” como alguns gostam de dizer, mas sim por achar saborosa, nutritiva e versátil para usar em infinitas receitas.

Um dia, há uns bons 10 anos atrás, eu também já tive preconceito com a soja, até o dia em que por insistência de uma amiga provei a soja que tinha sido cozida junto com o feijão que todos os brasileiros conhecem. Eu achei tão bom, mas tão bom que acabei aprendendo a fazer o tal feijão com soja e de lá pra cá muitas outras receitas com soja passaram pela minha cozinha, mas confesso que a minha preferida é esta aqui: salada de soja! E quanto mais geladinha estiver melhor!

Para quem não tem muita intimidade com a soja precisa saber que a soja em si é esta aqui que parece mesmo um feijão, não apenas na semelhança mas também na textura, mas há também os produtos derivados da soja, categoria em que entram as “carnes de soja” (proteína vegetal texturizada), os queijos de soja (tofu), leites de soja, iogurtes e por aí vai. 

Hoje em dia é possível inclusive encontrar a soja em grãos já cozida e embalada a vácuo para preparo imediato. Esta receita aqui, por exemplo, pode perfeitamente ser preparada com a soja pronta para consumo, comprada embalada a vácuo, o que reduz muito o tempo gasto no preparo.

Gente, soja é bom, basta preparar com capricho como qualquer outro ingrediente. Um erro muito comum que eu vejo algumas pessoas cometendo é pensar “ah, soja é ruim mesmo   não há muito o que fazer…”. Eu não concordo com isso, acredito sim e aceito que há diferentes paladares e algumas pessoas definitivamente não gostam, mas há também aqueles que nem chegam a provar e já saem fazendo campanha contra. Então, quer saber de uma coisa? Deixa esse monte de bobagem pra lá, vai preparar esta saladinha delícia e depois me conta se soja é tão ruim assim como tanta gente fala.
-
SALADA DE SOJA COM CENOURA E VINAGRETE DE LIMÃO
(para 2 pessoas)

Ingredientes:
  • 1 xícara (chá) bem cheia de soja em grãos já cozida* (leia a dica abaixo)
  • 2 tomates maduros bem picados
  • 1 cebola pequena bem picada
  • 1 cenoura grande descascada e ralada
  • 1 punhado de salsa fresca picada
  • suco de 1 limão
  • pimenta e sal a gosto

Modo de Preparo: Numa tigela   misture o tomate, a cebola, a salsa picada e a cenoura e tempere com azeite, limão, pimenta e sal a gosto. Misture bem. Por fim junte a soja cozida al dente e mexa delicadamente. Leve para gelar até o momento de servir. Se preferir sirva acompanhada de folhas verdes variadas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolo de chia grao com calda CACAU alcalino

Aguafaba em clara de grao de bico

Pizza tapioca